Na categoria “Boas Ideias Não Têm Idade”, os projetos indicados são: “Introdução à computação quântica no Ensino Médio: para a alfabetização científica e tecnológica”, orientado pelo professor Anderson Buarque, na Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcanti Silva, em Maceió; “Produção de papel a partir de bagaço de cana-de-açúcar”, orientado pelo professor Felipe de Andrade, na Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, em Maceió; e “O uso de garrafas pet recicladas como matéria-prima para impressora 3D na impressão de kits de robótica”, orientado pelo professor Marcones Silva, na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, em Arapiraca.
Já na categoria “Professor de Impacto”, destacam-se as professoras Gabriela Veiga, Jocimara Reis e Luana Tavares, que orientam projetos nas áreas de segurança alimentar, olimpíadas como oportunidade de intervenção social e captação de histórias de vida de artistas e mestres da cultura alagoana.
Esses projetos contam com a participação de 10 alunos que recebem bolsas de iniciação científica do Governo de Alagoas, além de estarem abertos a outros estudantes que desejem atuar como voluntários.
Além disso, a Trakto concedeu 100 acessos de visitante para professores e estudantes bolsistas e colaboradores do Pibic Jr em escolas estaduais da rede pública para o evento. O Trakto Show é um espaço onde transitam grandes nomes do empreendedorismo e inovação de todo o Brasil e de Alagoas.
A professora Ábia Marpin, doutora em Sociologia e colaboradora da Fapeal responsável pelo acompanhamento de projetos de iniciação científica da fundação, explica que os projetos já têm cinco meses de execução e já apresentam resultados consolidados.
O programa “Mais Ciência, Mais Futuro”, uma iniciativa do Governo de Alagoas, prevê investimentos de R$ 200 milhões em CT&I e educação até 2026. O edital Pibic Jr. foi um dos primeiros investimentos a partir do aporte inicial de R$ 33 milhões, previsto para 2023, que engloba, também, outras formas de financiamento a projetos científicos, bolsas de pesquisa, infraestrutura para as universidades e equipamentos de laboratório.
O evento acontecerá no sábado (16) na Arena Principal, onde os vencedores dos projetos e professores premiados serão anunciados a partir das 17h. Este é um momento importante para reconhecer o esforço dos jovens pesquisadores e professores que estão contribuindo significativamente para a inovação e desenvolvimento científico em Alagoas.