ALAGOAS – Alunos do ensino médio e professores premiados participam do Trakto Show com apoio do Governo de Alagoas



Pesquisadores do ensino médio apoiados pelo Estado participarão do Trakto Show, um evento que visa destacar algumas das melhores iniciativas do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.). Com o apoio do Governo de Alagoas, alunos e professores terão a oportunidade de mostrar as ideias inovadoras executadas na rede pública de ensino.

Na categoria “Boas Ideias Não Têm Idade”, os projetos indicados são: “Introdução à computação quântica no Ensino Médio: para a alfabetização científica e tecnológica”, orientado pelo professor Anderson Buarque, na Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcanti Silva, em Maceió; “Produção de papel a partir de bagaço de cana-de-açúcar”, orientado pelo professor Felipe de Andrade, na Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, em Maceió; e “O uso de garrafas pet recicladas como matéria-prima para impressora 3D na impressão de kits de robótica”, orientado pelo professor Marcones Silva, na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, em Arapiraca.

Já na categoria “Professor de Impacto”, destacam-se as professoras Gabriela Veiga, Jocimara Reis e Luana Tavares, que orientam projetos nas áreas de segurança alimentar, olimpíadas como oportunidade de intervenção social e captação de histórias de vida de artistas e mestres da cultura alagoana.

Esses projetos contam com a participação de 10 alunos que recebem bolsas de iniciação científica do Governo de Alagoas, além de estarem abertos a outros estudantes que desejem atuar como voluntários.

Além disso, a Trakto concedeu 100 acessos de visitante para professores e estudantes bolsistas e colaboradores do Pibic Jr em escolas estaduais da rede pública para o evento. O Trakto Show é um espaço onde transitam grandes nomes do empreendedorismo e inovação de todo o Brasil e de Alagoas.

A professora Ábia Marpin, doutora em Sociologia e colaboradora da Fapeal responsável pelo acompanhamento de projetos de iniciação científica da fundação, explica que os projetos já têm cinco meses de execução e já apresentam resultados consolidados.

O programa “Mais Ciência, Mais Futuro”, uma iniciativa do Governo de Alagoas, prevê investimentos de R$ 200 milhões em CT&I e educação até 2026. O edital Pibic Jr. foi um dos primeiros investimentos a partir do aporte inicial de R$ 33 milhões, previsto para 2023, que engloba, também, outras formas de financiamento a projetos científicos, bolsas de pesquisa, infraestrutura para as universidades e equipamentos de laboratório.

O evento acontecerá no sábado (16) na Arena Principal, onde os vencedores dos projetos e professores premiados serão anunciados a partir das 17h. Este é um momento importante para reconhecer o esforço dos jovens pesquisadores e professores que estão contribuindo significativamente para a inovação e desenvolvimento científico em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo