Durante a visita, os futuros policiais foram recebidos pelos peritos criminais Charles Almeida, chefe administrativo do IC, e Paulo Rogério, administrador do Sinab-Alagoas. Eles destacaram a importância da visita dos alunos durante o curso de formação como uma ferramenta educacional que permite o fortalecimento mútuo das instituições, momento em que todos os envolvidos se beneficiam no desempenho das atividades constitucionais que cada uma das polícias deve exercer em locais de crime.
A experiência educacional promovida nos últimos anos entre as polícias Científica e Militar de Alagoas tem fortalecido a integração dos órgãos em locais de crime. A parceria tem permitido a apresentação das atividades periciais desenvolvidas pelo Instituto de Criminalística aos alunos do CFAP, fortalecendo, assim, o combate à criminalidade no estado.
Durante a visita, os alunos puderam conhecer a estrutura institucional e física da Polícia Científica, assim como a história da instituição em Alagoas, a evolução e modernização do órgão nos últimos anos e a capacidade do Instituto de Criminalística em várias áreas de atuação por meio de apresentações de dados estatísticos. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios forenses do setor de perícias internas do IC, como o Laboratório de Genética Forense e o Laboratório de Química e Toxicologia.
A visita também incluiu uma passagem pelo Setor de Balística, onde os integrantes do 17º pelotão puderam conhecer a nova estrutura do departamento, que recentemente foi todo reformado e recebeu um investimento de mais de R$ 2 milhões na aquisição de modernos equipamentos para realização de exames de confronto balístico.
Dessa forma, a integração entre os órgãos de segurança pública tem se mostrado fundamental para o fortalecimento do combate à criminalidade no estado, preparando os futuros policiais para atuarem de forma eficaz e integrada no enfrentamento da criminalidade em Alagoas.