Dentre as instituições que se destacaram no estado, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM) Unidade Agreste, localizado em Arapiraca, brilhou ao conquistar 43 das 53 medalhas obtidas pela rede estadual. Os alunos do CPM Agreste trouxeram para casa 22 medalhas de ouro, 10 de prata e 11 de bronze, provando o nível de excelência e dedicação dos estudantes. Entre os outros colégios que se destacaram estão a Escola Estadual D. Pedro II, em Maceió, com um total de cinco medalhas, e a Escola Estadual Humberto Mendes, de Palmeira dos Índios, que conquistou uma medalha de bronze.
A ONEE é promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em parceria com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), sendo coordenada, em Alagoas, pela Companhia Energética Equatorial. O destaque individual do evento foi para o estudante Giovanni dos Santos Silva, do CPM Unidade Agreste, que obteve a melhor classificação em Alagoas e foi premiado com um notebook. Giovanni agora irá representar o estado na etapa nacional da olimpíada em Brasília, onde competirá com os melhores de cada estado por um prêmio ainda maior.
Giovanni expressou sua felicidade e gratidão pela conquista, destacando que sua dedicação aos estudos não foi em vão. Ele considera a oportunidade de representar Alagoas um sonho que parecia inalcançável, principalmente por nunca ter viajado para fora da região Nordeste. Ainda na capital alagoana, Beatriz Antonely Alves, da Escola Estadual D. Pedro II, também foi uma das vencedoras, levando uma medalha de ouro e compartilhando sua trajetória dedicada de estudos. Alunos como Layane Fernandes, que conquistou a medalha de bronze, também refletiram sobre o orgulho e a satisfação pelas conquistas alcançadas na olimpíada.
Este desempenho expressivo de Alagoas na ONEE ressalta a importância da educação e do incentivo a práticas sustentáveis desde a juventude, fomentando, assim, uma nova geração de cidadãos conscientes e engajados com o futuro energético do país.
