ALAGOAS – Alunos da rede estadual expõem seus projetos científicos na publicação da UFAL durante a Bienal. (23 palavras)

Na última quarta-feira (16), três projetos de estudantes da rede estadual de ensino foram selecionados para integrar a compilação “Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável”, lançada durante a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A publicação científica é fruto de um simpósio de ciência e tecnologia realizado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Os projetos selecionados foram desenvolvidos por estudantes e professores das escolas estaduais Professor Loureiro, localizada em Murici, e Professor Theotônio Vilela Brandão, em Maceió. A compilação é composta por dez cadernos e conta com trabalhos como “Experimentos de Física de Baixo Custo”, da Escola Estadual Professor Loureiro, e “Charta – Embalagens de Papel Semente Produzidas a partir de Papel Reciclado e Fibra da Casca do Coco” e “Physesnsi – Sinta a Natureza em Você – Elaboração de Produtos Cosméticos a partir da Casca do Cajueiro”, ambos da Escola Estadual Theotônio Vilela Brandão.

Os projetos já haviam sido apresentados no 1º Simpósio Intermunicipal de Ciência e Tecnologia na Educação Básica (Sinpete), realizado pela UFAL em outubro do ano passado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Todos os textos foram escritos pelos próprios estudantes, com orientação dos professores.

Durante o evento de lançamento da compilação, os estudantes e professores falaram sobre seus projetos e ressaltaram a importância de terem seus trabalhos divulgados em uma publicação científica vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O professor de física e orientador do projeto da Escola Professor Loureiro, Nelson Nunes, explicou que a intenção era mostrar como a física está presente no cotidiano dos alunos e pode ser ensinada de forma lúdica.

Os estudantes também expressaram sua satisfação em terem seus trabalhos selecionados. Ângelo Alessandro da Silva, aluno da 2ª série do ensino médio, afirmou que o Sinpete foi uma experiência incrível e que está orgulhoso do resultado alcançado. Manoella Svartman e Eryk Donaldson Moura, que participaram dos projetos da Escola Theotônio Vilela Brandão, destacaram a transformação que a participação no simpósio proporcionou em suas vidas.

Além dos estudantes e professores, os titulares das 1ª e 7ª Gerências Especiais de Educação (GEEs), Sandra Vitorino e Artur Ferreira, também estiveram presentes no evento e agradeceram à UFAL pela oportunidade de divulgação das ações de iniciação científica da rede estadual. O reitor da UFAL, Josealdo Tonholo, parabenizou as escolas e estudantes cujos trabalhos foram selecionados e anunciou novidades para a próxima edição do Sinpete, que contará com a participação de um maior número de municípios.

A realização do simpósio e a compilação dos projetos científicos desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino são importantes iniciativas que valorizam a pesquisa científica nas escolas e estimulam o protagonismo dos alunos na área. A participação em eventos como o Sinpete permite evidenciar o potencial e a criatividade dos estudantes, além de promover a interação e aprendizado mútuo. Aproximar a universidade da rede estadual de ensino é fundamental para fortalecer a iniciação científica e despertar o interesse dos alunos pela ciência.

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