ALAGOAS – “Alunas de Enfermagem da Ufal criam cartilha ilustrada sobre UTI do Hospital de Emergência do Agreste para familiares de pacientes”



Alunas de enfermagem criam cartilha ilustrada sobre UTI do Hospital de Emergência do Agreste

As alunas do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Thais Sousa e Aíris Barbosa, produziram uma cartilha informativa ilustrada sobre o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. O intuito do documento é fornecer informações acessíveis e compreensíveis para os familiares de pacientes internados na UTI, a fim de que se sintam mais seguros durante suas visitas.

A ideia para a criação da cartilha surgiu durante o estágio das estudantes no HEA, quando perceberam a necessidade de oferecer informações claras e acessíveis aos familiares dos pacientes internados na UTI. Com isso em mente, desenvolveram uma cartilha ilustrada, com imagens detalhadas dos equipamentos utilizados na UTI, a fim de proporcionar uma compreensão mais fácil para os familiares dos pacientes.

A cartilha aborda as diretrizes, estrutura e o fluxo de funcionamento do local, além de apresentar informações gerais sobre a rotina dos profissionais em relação aos cuidados com os pacientes. O documento também explica sobre equipamentos e procedimentos específicos, como a bomba de infusão e tubos de alimentação, com o objetivo de humanizar as informações e deixá-las acessíveis.

Para facilitar o acesso e o alcance de todos, a cartilha está disponível para qualquer pessoa interessada, especialmente para os familiares e amigos dos pacientes. Além disso, ela também está disponível nas portas das UTIs e de outros setores, por meio de QR Code, que é um código de barras escaneável por telefones celulares.

Durante as 500 horas de estágio no HEA, as estudantes puderam elaborar e colocar em prática a intenção de colaborar com a sociedade. A diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, Bárbara Albuquerque, elogiou a iniciativa das estudantes, destacando que a cartilha é uma ferramenta valiosa para esclarecer dúvidas e proporcionar um ambiente mais acolhedor para os familiares dos pacientes.

A iniciativa das alunas Thais Sousa e Aíris Barbosa é um exemplo de como a criatividade e o compromisso com a sociedade podem resultar em ações positivas e impactantes para a comunidade. A cartilha ilustrada sobre a UTI do Hospital de Emergência do Agreste é mais do que um trabalho acadêmico; é uma contribuição significativa para o bem-estar e o acolhimento dos pacientes e seus familiares durante um momento delicado e desafiador.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo