De acordo com as informações divulgadas, a Sala de Alerta estará de plantão durante todo o final de semana para monitorar a situação. As condições meteorológicas atuais indicam um grande acumulado de nuvens e chuvas nas áreas continentais vizinhas, o que favorece a continuidade das precipitações no estado. A previsão é de que o volume de chuva possa ultrapassar os 80 mm nas próximas 48 horas, com destaque para o Litoral e Zona da Mata alagoana, onde já foram registrados mais de 40 mm de chuva nas últimas 24 horas.
Diante desse cenário, o Superintendente de Prevenção em Desastres Naturais, Vinícius Pinho, ressaltou a importância da atualização do alerta para garantir a segurança da população. Ele recomendou que as pessoas estejam atentas às orientações das autoridades locais, incluindo a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
As principais preocupações decorrentes das fortes chuvas são os possíveis alagamentos em áreas com deficiência de drenagem urbana, as cheias em pequenos riachos e os riscos de deslizamentos em áreas de encosta. Até o momento, não há registros de transbordamento dos principais rios e riachos do Estado, conforme o monitoramento hidrológico em andamento.
A Sala de Alerta continuará monitorando a situação constantemente e permanecerá em plantão enquanto o alerta estiver vigente. Para acompanhar a previsão do tempo e os níveis dos rios, os cidadãos podem acessar o website da Semarh nos links disponibilizados no comunicado. A população deve se manter informada e seguir as recomendações das autoridades para garantir a segurança e o bem-estar de todos.