A quinta etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) em Alagoas já imunizou mais de 17 mil animais, de acordo com dados da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). A iniciativa teve início em 30 de outubro e segue até 12 de dezembro, com equipes de vacinadores percorrendo as propriedades em todo o estado.
Alagoas é o primeiro dos 11 estados da zona não livre da PSC a aderir ao projeto-piloto do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Durante a quarta etapa, o estado alcançou a maior cobertura vacinal da campanha contra PSC, com a vacinação de 138.519 animais em mais de 5 mil propriedades, superando a meta inicial de 120 mil animais.
Os bons resultados nas campanhas trazem mais segurança para os criadores, que podem produzir sabendo que o Estado está protegendo os plantéis e também a saúde dos consumidores. A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) ressalta a importância da adesão de todos os criadores para que o estado conquiste o status de zona livre da Peste Suína Clássica, o que possibilitaria a não obrigatoriedade da vacina nos animais.
A campanha contra a PSC é direcionada a todos os criadores de suínos, sendo que cerca de 90% deles em Alagoas são da agricultura familiar. A vacina é gratuita, graças ao investimento de mais de R$ 500 milhões feito pelo Governo do Estado, em parceria com a ABCS, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura e o Ministério da Agricultura. A imunização fortalece a suinocultura alagoana, garantindo a saúde dos animais e oportunizando o aumento na produtividade, além de assegurar a abertura de mercados para a comercialização da carne suína e produtos da cadeia produtiva.
Portanto, a quinta etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica em Alagoas segue avançando e alcançando resultados significativos, reforçando a importância da conscientização e da participação ativa dos criadores para o controle e erradicação da doença no estado.