Ao todo, 29 pessoas estão participando das instruções, que são focadas no serviço de inteligência. A cerimônia de abertura aconteceu no auditório da Delegacia Geral de Polícia Civil, em Jacarecica. Além dos alagoanos, também estão presentes alunos de Sergipe, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, que atuam em diversos órgãos de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Durante o evento, o secretário da Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, ressaltou a importância do trabalho conjunto das forças policiais no combate à criminalidade e destacou o desempenho das equipes de inteligência de Alagoas, que têm se destacado nacionalmente.
O curso tem como objetivo instruir os participantes no aprimoramento de habilidades técnicas relacionadas às operações de inteligência, como análises de risco, engenharia social e técnicas de recrutamento, gestão e desligamento de fontes humanas. Com carga horária de 86 horas-aula, a capacitação terá duração de 15 dias e contemplará aulas expositivas, discursivas e exercícios teóricos e práticos.
Os instrutores da capacitação possuem ampla experiência nas áreas discutidas, como estória-cobertura, contrainteligência e análise comportamental. O tenente-coronel Raumário Jerônimo, chefe especial de Inteligência da SSP, destacou a importância da qualificação dos agentes do Subsistema de Inteligência de Segurança Pública para oferecer atuações mais efetivas à população brasileira.
Durante a solenidade de abertura do curso, que contou com a presença de autoridades como o secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Patrick Azevedo Cavalcante, e o subcomandante-geral do CBM-AL, coronel Jammerson Oliveira, o major Thiago Duarte, da Diretoria de Inteligência da PMAL, ministrou uma palestra sobre os fundamentos de operações de inteligência e a atuação em Alagoas.
Ao final do curso, espera-se que os participantes estejam preparados para aplicar os conhecimentos adquiridos em suas respectivas instituições, contribuindo para o combate à criminalidade e para a segurança da população.