De acordo com dados divulgados, a participação das escolas de ensino fundamental da rede estadual foi de 96%, enquanto a taxa geral de participação, somando redes estadual e municipais, alcançou 91%. Mais de dois milhões de estudantes em todo o Brasil foram ouvidos durante a ação realizada no mês de maio, por meio de atividades como rodas de conversa, produção de cartas, perspectivas de estudantes por meio de câmeras fotográficas, dispositivos móveis ou desenhos, e laboratório de soluções.
A escuta teve como objetivo fortalecer o ensino fundamental, levando em consideração as demandas dos estudantes em relação a temas como aprendizagem, clima escolar, convivência, inovação e participação. Fabiana Dias, superintendente do Desenvolvimento do Ensino Infantil, Fundamental e de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destacou a importância do movimento para impulsionar a qualidade social da educação e otimizar o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental.
Comemorando o resultado positivo alcançado por Alagoas, Fabiana ressaltou que 96% das escolas estaduais que ofertam os anos finais do ensino fundamental participaram da iniciativa, e somando as redes municipais, a taxa de envolvimento foi de 91%. Esses números colocam o estado no topo do ranking nacional, demonstrando o compromisso com a educação e o envolvimento dos jovens estudantes.
Em resumo, a participação expressiva de Alagoas na Semana de Escuta das Adolescências promovida pelo MEC reflete o comprometimento do estado em ouvir e atender as demandas dos estudantes, visando sempre a melhoria da qualidade da educação.