ALAGOAS – Alagoas registra maior queda histórica na violência com redução de 52,3% em crimes letais, aponta relatório do Neac/SSP



Em um cenário sem precedentes, Alagoas alcançou a maior redução na taxa de criminalidade desde o início da série histórica de registros de crimes violentos letais intencionais, iniciada em 2012. Os dados, recém-divulgados pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), confirmam uma queda de 52,3% nesses crimes entre janeiro e novembro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano base. Apenas em 2024, foram registrados 949 crimes dessa natureza, uma redução de 8,75% em relação a 2023.

O governador Paulo Dantas atribui esse expressivo declínio a investimentos significativos e ao desenvolvimento de políticas públicas intersetoriais. Através de um plano estratégico meticuloso, Alagoas se destaca como o estado que mais refinou sua infraestrutura de segurança pública no Brasil. Segundo o chefe do executivo estadual, a abordagem integrada e o treinamento das equipes tem se mostrado eficazes na redução da violência e na melhoria dos indicadores sociais.

Participando da apresentação dos dados, o secretário executivo de Políticas de Segurança Pública, coronel Patrick Madeiro, enfatizou os avanços materiais e tecnológicos das forças policiais. Nos últimos dois anos, o estado dedicou mais de R$ 550 milhões à aquisição de equipamentos como o helicóptero biturbina, pistolas e drones, além da construção de novos Centros Integrados de Segurança. Com esses recursos, as polícias têm intensificado suas operações e realizado prisões significativas, amparadas por uma eficaz colaboração entre serviços de inteligência.

Além dos homicídios, a redução dos crimes contra o patrimônio também foi destacada. Conforme a análise do Neac, houve diminuições notáveis nos registros de roubos a pedestres e de veículos. Comparando-se outubro e novembro de 2023 com os mesmos meses em 2024, verificou-se uma queda de 33,02% e 25,35%, respectivamente, nos roubos a pedestres. Nos casos de roubos de motos, as reduções alcançaram 30,95% em outubro e 36,88% em novembro deste ano, refletindo ações estratégicas contra o crime organizado, com destaque para o combate a locais especializados em desmanche de veículos.

A coletiva de apresentação foi prestigiada por diversas lideranças estaduais e figuras de destaque na segurança pública, reafirmando o compromisso do governo em manter Alagoas no caminho de avanços contínuos na segurança e qualidade de vida dos seus cidadãos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo