ALAGOAS – Alagoas Registra Avanço de Quase 200% na Letícia Escolar com Colaboração de Redes Públicas

Nos últimos anos, Alagoas tem mostrado resultados impressionantes no que diz respeito à alfabetização de crianças na rede pública. Graças a uma colaboração entre o governo estadual e os municípios, o estado viu um crescimento quase 200% no número de crianças leitoras nas redes públicas de ensino entre 2021 e 2024. Este avanço é um reflexo direto das iniciativas impulsionadas pelo Regime de Colaboração, que trabalha em conjunto com as cidades alagoanas para fornecer materiais didáticos, formação de educadores e bolsas para articuladores de ensino.

O progresso se deve também à implementação do Programa Criança Alfabetizada, vinculado ao projeto Escola 10, que tem o apoio da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). Este programa visa melhorar a alfabetização por meio de práticas pedagógicas aprimoradas e avaliações sistemáticas, como a Avaliação de Fluência realizada pelo Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal). A avaliação não só monitora o desempenho dos alunos em leitura e matemática, mas também identifica o nível de leitura para orientar melhorias pedagógicas.

De acordo com Daniel Marinho, coordenador da Renalfa na Seduc, a aceitação das avaliações pelas redes municipais foi crucial para o sucesso dos resultados. Em 2024, foi registrada uma taxa de 97,4% de participação na avaliação de saída, com significativo avanço no número de crianças classificadas como leitoras iniciantes fluentes, que saltou de 33,8% para 64,7% comparado à avaliação de entrada.

Artur Ferreira Filho, gerente da GEAVA, destacou que o Índice de Fluência Leitora (IFL) aumentou significativamente, passando de 3,5 para 5,3 de 2021 a 2024. Entretanto, ele alerta para o desafio restante: 35,3% dos alunos ainda estão fora dos níveis de fluência desejados, sinalizando que mais esforços são necessários para atingir a totalidade dos estudantes.

Esses resultados demonstram um compromisso contínuo da administração local e estadual com a educação, mas também sublinham a necessidade de continuar avançando nas estratégias de alfabetização para assegurar que todas as crianças atinjam o potencial máximo de aprendizagem.

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