O progresso se deve também à implementação do Programa Criança Alfabetizada, vinculado ao projeto Escola 10, que tem o apoio da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). Este programa visa melhorar a alfabetização por meio de práticas pedagógicas aprimoradas e avaliações sistemáticas, como a Avaliação de Fluência realizada pelo Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal). A avaliação não só monitora o desempenho dos alunos em leitura e matemática, mas também identifica o nível de leitura para orientar melhorias pedagógicas.
De acordo com Daniel Marinho, coordenador da Renalfa na Seduc, a aceitação das avaliações pelas redes municipais foi crucial para o sucesso dos resultados. Em 2024, foi registrada uma taxa de 97,4% de participação na avaliação de saída, com significativo avanço no número de crianças classificadas como leitoras iniciantes fluentes, que saltou de 33,8% para 64,7% comparado à avaliação de entrada.
Artur Ferreira Filho, gerente da GEAVA, destacou que o Índice de Fluência Leitora (IFL) aumentou significativamente, passando de 3,5 para 5,3 de 2021 a 2024. Entretanto, ele alerta para o desafio restante: 35,3% dos alunos ainda estão fora dos níveis de fluência desejados, sinalizando que mais esforços são necessários para atingir a totalidade dos estudantes.
Esses resultados demonstram um compromisso contínuo da administração local e estadual com a educação, mas também sublinham a necessidade de continuar avançando nas estratégias de alfabetização para assegurar que todas as crianças atinjam o potencial máximo de aprendizagem.