Nos últimos cinco anos, o estado de Alagoas registrou um aumento significativo na abertura de empresas voltadas para o mercado de animais domésticos. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado, o crescimento foi de 71,34%, evidenciando a importância e o potencial desse setor na economia local.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o mercado de animais domésticos é uma realidade em alta no Brasil, com aproximadamente 167,6 milhões de pets no país em 2023. Esse setor econômico gerou um faturamento de R$ 46,8 bilhões no ano passado, posicionando o Brasil como o terceiro maior mercado em faturamento, atrás apenas dos Estados Unidos e China.
O crescimento das empresas do setor de animais domésticos em Alagoas se destaca em áreas como comércio varejista de animais vivos, de artigos e alimentos para animais de estimação, que registrou um aumento de 54,04% nas aberturas empresariais nos últimos cinco anos. Além disso, o setor de higiene e embelezamento de animais domésticos apresentou o maior crescimento, com um avanço de 177,63%.
O veterinário e empresário Hugo Paes, responsável pela empresa BestPet Estética Avançada em Maceió, destaca a evolução dos tutores com seus animais de estimação, o que tem impulsionado o crescimento dos segmentos de cuidados com a saúde e estética dos pets. Ele ressalta que o período da pandemia do Covid-19 e pós-pandemia foram essenciais para o crescimento desses setores da economia, com um aumento significativo nas vendas de animais e nos investimentos em cuidados veterinários.
Atualmente, Alagoas conta com 2.265 empresas ativas voltadas para o mercado de animais domésticos, sendo Maceió o município com o maior número de negócios, seguido por Arapiraca, Rio Largo e Marechal Deodoro. O presidente da Junta Comercial, Ricardo Dória, ressalta a importância do órgão para a verificação dos potenciais econômicos do estado, destacando a diversidade e o crescimento dos negócios relacionados aos pets.
A Junta Comercial é responsável pelos processos de abertura, alteração e baixa de empresas em Alagoas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a simplificação dos registros empresariais no estado. Com a expansão contínua do mercado de animais domésticos, a tendência é que esse setor se consolide como uma importante fonte de negócios e empregos em Alagoas.
