A mediação do Workshop de Auditoria Contábil ficou a cargo da superintendente especial da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz), Alexandra Vieira. Alexandra é a líder do comitê de Auditoria Fisco-Contábil, que funciona em âmbito nacional dentro do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat). Além dela, Layse Tavares, do Espírito Santo, e Simone Ferreira, de Minas Gerais, também fazem parte da liderança do grupo de trabalho.
O tema abordado no evento foi a aplicação da Auditoria Contábil na Fiscalização do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), de acordo com o case do Mato Grosso. Esse foi o segundo workshop realizado pelo comitê, sendo que o primeiro apresentou o caso de Goiás e reuniu a participação de 190 fiscais de 24 estados da federação.
De acordo com Alexandra Vieira, o workshop teve uma adesão ainda maior do que o primeiro encontro. Na apresentação do case do Mato Grosso sobre a fiscalização do ITCD, foi possível perceber o interesse dos estados em aplicar a auditoria fisco-contábil nesse tributo. A superintendente destacou que o ITCD é um tributo que normalmente não é trabalhado de forma intensiva pelos estados e, por isso, foi muito interessante ver a receptividade dos participantes.
Segundo ela, para este ano, está prevista a realização de mais um webinar sobre Auditoria Fisco-Contábil, e espera-se que a adesão dos estados seja ainda maior. A experiência positiva do encontro realizado em Alagoas e o interesse demonstrado pelos representantes dos fiscos dos demais estados podem indicar um avanço na aplicação dessa modalidade de auditoria no Brasil.
O evento nacional organizado por Alagoas com os representantes dos fiscos de todo o país foi mais um passo importante para o fortalecimento da gestão e finanças no Brasil. A mediação realizada pela superintendente Alexandra Vieira e a participação dos demais estados demonstram a busca por soluções e melhores práticas no âmbito fiscal e tributário. A expectativa é de que novas edições do encontro sejam realizadas no futuro, promovendo ainda mais a troca de conhecimentos e contribuindo para o aprimoramento da gestão pública.