Representando o estado de Alagoas, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) participa com um estande próprio, onde promove dois segmentos turísticos em crescimento: o Destination Wedding e o Turismo de Luxo. A secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, destacou o empenho do governo de Alagoas em divulgar a pluralidade do estado, indo além das tradicionais e belas praias, e mostrando a diversidade de produtos e destinos que o estado tem a oferecer.
O Destination Wedding e o Turismo de Luxo, conforme Braga explicou, são setores que transcendem o turismo de lazer tradicional, impactando positivamente toda a cadeia turística. Segundo a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), o turismo de luxo é um grande empregador, gerando três vezes mais empregos que o turismo convencional, e contribuindo significativamente para a economia local.
Especialmente no Destination Wedding, Alagoas se destaca por possuir locais encantadores e um network de serviços especializados. Como resultado, diversos profissionais locais são contratados para atividades relacionadas às cerimônias, o que fortalece a sustentabilidade e o envolvimento comunitário no turismo, tornando o destino cada vez mais autêntico e atrativo.
Durante a Festuris, Alagoas marca presença nos espaços dedicados ao luxo e às cerimônias de casamento. Empreendimentos como Anttunina Pousada e Spa, Paru Boutique Hotel, Pedras do Patacho e Pousada Samba Pa Ti mostrarão o que há de melhor no turismo de experiência para o segmento de luxo. Além disso, locais como a Capelinha do Patacho e o Espaço Tuá destinam-se a fortalecer Alagoas como um dos destinos preferidos para casamentos, em harmonia com a natureza.
A participação na Festuris não é apenas uma oportunidade para promoção, mas também para consolidação de Alagoas no mercado turístico, num esforço compartilhado entre os setores público e privado. Tal estratégia já mostra resultados impressionantes, com destaque para São Miguel dos Milagres, um destino popular para casamentos. Em 2024, cerca de 75 cerimônias foram realizadas ali, injetando aproximadamente 115 milhões na economia local.
Assim, a presença de Alagoas na Festuris é mais do que uma exibição: é um passo estratégico no fortalecimento do turismo, abrindo novos horizontes e firmando seu lugar no cenário turístico brasileiro e internacional. Em suma, o evento é uma plataforma vital para o desenvolvimento e a inovação no turismo, com diferentes espaços que favorecem negócios e parcerias duradouras, agregando mais valor ao setor.