ALAGOAS – “Alagoas promove Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas para estudantes das redes públicas de ensino fundamental”



Estudantes das redes públicas de Alagoas têm a oportunidade de participar da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O evento, que começou no dia 16 de maio e vai até o dia 27, tem como objetivo fortalecer os anos finais do ensino fundamental, por meio da escuta ativa dos estudantes.

Durante a Semana da Escuta, os alunos dos anos finais do ensino fundamental terão a oportunidade de expressar seus anseios e demandas em relação a temas como aprendizagem, clima escolar, convivência, inovação e participação. Diversas atividades estão sendo realizadas, incluindo rodas de conversa, produção de cartas, perspectivas dos estudantes através de fotografias, dispositivos móveis ou desenhos, e laboratórios de soluções.

Ao final da semana, as escolas irão receber um feedback organizado a partir dos dados coletados junto aos estudantes. Um webinário será realizado para explicar essa devolutiva até o final de junho, e posteriormente, as unidades de ensino irão planejar a implementação das ações propostas em parceria com as comunidades escolares.

“A Semana da Escuta das Adolescências tem como objetivo estabelecer uma escola acolhedora que promova a qualidade social da educação, melhorando o acesso, progresso e desenvolvimento integral dos estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental”, afirma Fabiana Dias, superintendente do Desenvolvimento do Ensino Infantil, Fundamental e de Políticas Educacionais da Seduc.

Com a participação ativa dos estudantes, a Semana da Escuta das Adolescências busca fortalecer a educação pública em Alagoas, garantindo que as necessidades e perspectivas dos alunos sejam levadas em consideração para a melhoria constante do sistema de ensino.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo