Um dos principais objetivos desse encontro é a organização de um evento de negócios que conectará cooperativas, empreendimentos solidários e o trade turístico. Com apoio de entidades como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), ABIH Alagoas e Sebrae Alagoas, a atividade promete reunir agentes de compras de redes hoteleiras, bares e restaurantes com fornecedores locais. A ideia é estimular o consumo de produtos alagoanos pelos estabelecimentos turísticos, promovendo, assim, o fortalecimento da economia local.
A secretária Alice Beltrão destacou a estratégia do governo de Alagoas em abrir novos mercados para os produtos gerados por cooperativas. “Temos trabalhado para que os responsáveis pelo abastecimento de órgãos estaduais conheçam e valorizem nossa produção local. Agora, expandimos essa proposta para o setor turístico”, afirmou Beltrão, indicando a compreensão da importância e impulso que o governo estadual busca dar às cooperativas.
Marília Herrmann, secretária Executiva do Turismo, ressaltou que muitos empreendedores locais desconhecem o potencial dos produtos das cooperativas alagoanas, frequentemente buscando fornecedores em outros estados. Ela enfatiza que o encontro de negócios atenderá esse desejo dos empresários de conhecer melhor a capacidade e o estoque desses produtos, fomentando suas vendas e consumos nas sete regiões do estado.
Ainda, a secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, reforçou o impacto positivo que a agricultura e cooperativas têm nas pequenas cidades alagoanas em termos de geração de empregos e renda, sendo essa uma prioridade nas políticas públicas estaduais. O governo vem trabalhando para fortalecer essa cadeia produtiva, possibilitando o acesso dos pequenos produtores a novos mercados, garantindo que assumam o controle de seus próprios negócios. O cooperativismo é visto como vital para esse processo e, junto às políticas públicas, promove uma forte consolidação do segmento agrícola em Alagoas.
