O curso, que totaliza 32 horas de formação, combinará módulos teóricos e práticos, realizando-se diariamente das 8h às 17h. Apesar de seu público-alvo prioritário serem os coordenadores municipais de Defesa Civil, o coronel Moisés Melo assegura que o curso está aberto a toda a sociedade, refletindo a importância de disseminar o conhecimento em defesa civil. Até o momento, 90 das 125 vagas disponíveis já foram preenchidas, com inscrições abertas inclusive para participantes de outros estados, como Pernambuco.
Os participantes serão capacitados para reconhecer e gerenciar adequadamente situações de emergência e calamidade, entendendo a legislação pertinente, análise de riscos, solicitação de recursos e prestação de contas. Com isso, o governo objetiva que a Defesa Civil Municipal possa prestar um serviço eficaz à população, tanto nas fases anteriores como posteriores a um desastre.
Além desta edição inicial, a organização planeja expandir o curso para incluir regiões como o Sertão e o Agreste alagoano, abordando os desafios específicos de cada área. Moisés Melo enfatiza a importância de preparar as equipes locais para lidarem com desastres, seja por conta de inundações, enxurradas ou até mesmo estiagens características dessas regiões.
Informações adicionais sobre o curso podem ser obtidas diretamente na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, através de telefone, e-mail ou WhatsApp, facilitando o acesso ao conhecimento que pode salvar vidas e minimizar danos em situações de emergência.