ALAGOAS – “Alagoas oferece 2 mil vagas em cursos industriais para socioeducandos e dependentes químicos, visando oportunidades de desenvolvimento humano e social”



Alagoas oferece 2 mil vagas de cursos de aprendizagem industrial para socioeducandos e dependentes químicos

Na última sexta-feira (1), gestores da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) participaram de uma reunião com a diretoria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para alinhar o início das capacitações destinadas aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Alagoas e aos dependentes químicos que concluíram o tratamento na Rede Acolhe.

A reunião resultou em um novo contrato entre a Seprev e o Senai, que oferecerá cerca de duas mil vagas em cursos profissionalizantes voltados para a área industrial. A iniciativa tem como objetivo investir na reintegração social dos ex-acolhidos e proporcionar um futuro melhor e mais digno para aqueles que buscam abandonar o vício e escrever uma nova história livre das drogas.

De acordo com Diego Barros, gerente de Reinserção Social e Produtiva da Seprev, a qualificação profissional é considerada um fator decisivo para reduzir as chances de recaída e, consequentemente, é crucial para a geração de renda. Ele ressalta a importância da parceria com o Senai, reconhecido internacionalmente pela formação de profissionais para o mercado de trabalho.

Sanderson Leite, analista comercial do Senai Alagoas, destaca a relevância da instituição, que é a quinta maior do mundo no ensino profissionalizante e a maior da América Latina. Leite afirma que os socioeducandos e dependentes químicos terão acesso a uma variedade de cursos profissionalizantes em áreas tecnológicas, ministrados por professores capacitados. Ao final do curso, eles terão a oportunidade de empreender, gerir seu próprio negócio ou serem contratados pelo setor empresarial.

O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, destaca que o contrato com o Senai abrirá novas portas e oportunidades para que os socioeducandos superem a situação de conflito com a lei e sejam reintegrados na sociedade e na família de maneira positiva. Rego agradece ao governador Paulo Dantas e ao secretário Kelmann Vieira, titular da Seprev, por investirem na transformação desse público e alcançarem sucesso e reconhecimento nacional.

Com essa parceria entre a Seprev e o Senai, Alagoas oferece um importante caminho de desenvolvimento e inclusão social para os jovens em socioeducação e para os dependentes químicos que buscam se reerguer. A qualificação profissional se mostra como uma peça-chave para a construção de um futuro melhor e para a redução da reincidência criminal.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo