Dos 13 artigos científicos de Alagoas, 10 foram desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). O geógrafo Klebson da Silva é o autor de quatro destes trabalhos e está animado para apresentar ao Brasil parte do sucesso alcançado em Alagoas através de uma base de dados sólida. Segundo ele, os estudos são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas e tomadas de decisão por parte dos gestores.
Os temas abordados nos artigos científicos incluem pobreza e as realidades hídrica e habitacional no estado. Foram realizados estudos a partir de uma intensa pesquisa e diálogo com órgãos parceiros, resultando em uma base de dados consistente. Essas informações serão de grande utilidade para o governo na hora de tomar decisões.
O Congresso Consad foi dividido em dez áreas temáticas, como transformação digital, gestão de pessoas, gestão de ativos, escola de governo, concessões e parcerias público-privadas (PPPs), comunicação institucional, compras públicas, ciência de dados e responsabilidade ambiental, social e governança (ESG). Além das apresentações de artigos científicos, o evento contou com palestras, painéis de discussão e workshops práticos sobre os principais desafios e tendências da administração pública.
O secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino, ressaltou a importância da presença de Alagoas no evento, destacando que é um momento crucial para compartilhar conquistas e fortalecer a eficiência da administração pública. Ele está confiante de que a participação no congresso contribuirá para o aprimoramento dos serviços oferecidos aos alagoanos.
Essa participação de destaque de Alagoas no Congresso Consad é um reflexo do empenho e comprometimento do estado em buscar soluções inovadoras para os desafios da gestão pública. Com a disseminação desses estudos, espera-se que outros estados possam conhecer e se inspirar nas políticas públicas bem-sucedidas implementadas em Alagoas.