Durante o encontro, foram debatidos diversos temas relacionados à segurança pública, como o uso de tecnologias, a integração entre as forças de segurança, a violência no campo e alterações legislativas. Também foram realizadas palestras, apresentações e deliberações internas. Um dos pontos altos do evento foi a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, que propôs a criação de um grupo de trabalho nacional para articular recursos do Fundo Nacional de Segurança com os estados.
De acordo com Sarrubbo, o diálogo entre os secretários de Segurança de todo o Brasil é fundamental para estabelecer diretrizes seguras para o país. Ele destacou a importância da troca de experiências e ações para elevar o nível de segurança no Brasil. Flávio Saraiva também ressaltou o trabalho conjunto entre os entes federativos e o apoio do Governo Federal na redução da criminalidade em Alagoas.
Além disso, durante o encontro, foi eleita a nova diretoria do Consesp, com o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, como presidente e o secretário da SSP da Paraíba, Jean Francisco Bezerra Nunes, como vice-presidente. Paralelamente ao Consesp, também foi realizado o encontro dos chefes de inteligência das secretarias de Segurança Pública, com apresentações sobre ações de enfrentamento ao crime.
O Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública tem como missão representar os interesses das secretarias estaduais de Segurança junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, além de propor medidas para aperfeiçoar o Sistema Único de Segurança Pública. O Consesp também trabalha na produção de estudos e diagnósticos para a formulação e avaliação de políticas públicas relacionadas à segurança, visando sempre a melhoria desse setor tão importante para a sociedade.









