ALAGOAS – Alagoas lidera o ranking de crescimento do Brasil em 2023 com crescimento de quase 7% no PIB

Alagoas lidera o ranking de crescimento do Brasil em 2023, de acordo com projeções feitas pelo Banco do Nordeste e divulgadas pelo economista Alisson Martins, Gerente Executivo do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene). O estado registrou um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de quase 7%, a maior taxa entre os estados nordestinos.

Enquanto as projeções do mercado para o PIB nacional são de 2,89%, o PIB do Nordeste deve crescer 3,8% em 2023. Alagoas se destaca ainda mais, com uma estimativa de crescimento de 6,9%. Já os estados de Pernambuco, Bahia e Ceará não devem acompanhar a média nacional e regional, com taxas de crescimento projetadas entre 1,9% e 2,5%.

Um dos fatores que contribui para o bom desempenho de Alagoas é o investimento público, que deve alcançar cerca de R$ 2 bilhões no próximo ano. A secretária de estado da Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, destaca que esse resultado demonstra o progresso conquistado pelo estado através de uma gestão fiscal contínua.

Ela ressalta que uma gestão fiscal proativa cria um ambiente seguro e confiável para os investidores, além de garantir recursos para investimentos em infraestrutura. Alagoas tem surpreendido com seu PIB estadual nos últimos anos, com uma queda de 4,2% em 2020 devido à pandemia da Covid-19, seguida por uma recuperação de 4,6% em 2021 e um crescimento de 3% em 2022.

O potencial econômico do Nordeste tem estimulado novos investimentos no país. A região tem se destacado como um polo de crescimento, com taxas de crescimento acima da média nacional. O resultado positivo de Alagoas reforça essa tendência e deve atrair ainda mais investimentos para a região nos próximos anos.

O crescimento do estado é reflexo de um trabalho consistente de gestão fiscal e políticas econômicas eficientes. Com um ambiente propício para os negócios, Alagoas tem atraído empresas de diversos setores, gerando empregos e impulsionando o desenvolvimento econômico.

O cenário econômico favorável também reflete o protagonismo do Nordeste como um todo, que vem se consolidando como um importante polo de desenvolvimento no país. Com potencial para atrair investimentos, a região tem se mostrado cada vez mais competitiva e tem grandes perspectivas de crescimento nos próximos anos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo