A Ponte Divaldo Suruagy, um dos principais acessos que liga Maceió ao Litoral Sul, está atualmente em processo de manutenção, com a conclusão das obras prevista para o primeiro semestre de 2025. Este projeto integra um esforço maior promovido pelo governo estadual para assegurar a durabilidade e segurança das pontes em Alagoas.
Iran Menezes, diretor-presidente do DER, ressalta a prioridade dada pelo governador Paulo Dantas à manutenção das pontes. Atualmente, o estado conta com 261 pontes nas rodovias estaduais, todas sujeitas a inspeções regulares para identificar eventuais necessidades de manutenção. Quando necessárias, as intervenções incluem desde reparos asfálticos até melhorias na sinalização, visando garantir a integridade das estruturas e a segurança dos usuários.
As obras de manutenção são estrategicamente programadas para o verão, quando as condições climáticas são mais favoráveis, preparando as pontes para enfrentar a estação chuvosa, tradicionalmente iniciada entre abril e maio. Menezes explica que essa é uma das principais prioridades do governo, com o objetivo de aprimorar a segurança e a qualidade da malha viária para todos os alagoanos.
Além da Ponte Divaldo Suruagy, outras importantes construções já passaram por melhorias, como a Ponte do Gunga em Roteiro, bem como estruturas em Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi, assegurando que as principais ligações viárias do estado estejam sempre em condições de oferecer segurança e conforto aos usuários.