Esse desempenho coloca Alagoas como o 5º estado com maior crescimento no país. A geração de empregos em 2023 foi impulsionada principalmente pelo setor de serviços, que abriu 13.810 novas vagas formais, correspondendo a 59,2% do total de empregos gerados no estado. Em seguida, aparecem a indústria, com a criação de 3.758 vagas, o comércio (3.631) e a construção (3.631).
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, atribuiu esse desempenho ao ambiente favorável criado pelo governo para atrair empresas e investimentos, destacando que a geração de emprego e renda é fundamental para combater a pobreza. Além disso, o setor de serviços foi impulsionado pelo Programa Escola do Turismo, que contribuiu significativamente para a abertura de postos de trabalho.
Outros setores que também tiveram impacto positivo na geração de empregos em Alagoas foram a indústria, o comércio e a construção. Além disso, o governo estadual aprovou incentivos fiscais para nove empresas por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin), totalizando um investimento de R$ 29,8 milhões na economia alagoana.
O comportamento do emprego em Alagoas em 2023 refletiu não apenas o esforço do governo para atrair investimentos, mas também a qualificação de mão de obra. A Escola do Turismo, que ofereceu mais de 3,5 mil vagas em cursos profissionais, contribuiu para capacitar cerca de 3 mil alunos em 28 municípios turísticos em apenas quatro meses.
Com um estoque de 415.916 postos de trabalho com carteira assinada, Alagoas mantém a expectativa de continuar gerando empregos e promovendo o desenvolvimento econômico. O programa Prodesin, que oferece incentivos fiscais para empresas, e a atração de novos investimentos são estratégias fundamentais para seguir no caminho do crescimento e da geração de emprego e renda.






