O selo Alagoas Pelo Clima, com validade de um ano, surge como uma estratégia eficaz para encorajar boas práticas ambientais e promover a descarbonização. Ao medir, reduzir e compensar suas emissões de gases de efeito estufa, as organizações alagoanas, tanto públicas quanto privadas, reafirmam seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental.
Segundo Paulo Freire, superintendente de Controle Ambiental e Sustentabilidade, a implantação desse selo é crucial para reforçar as políticas públicas de combate às mudanças climáticas no estado. “O selo não apenas reconhece iniciativas para redução de emissões e práticas sustentáveis, mas também motiva governos, empresas e a sociedade a adotar ações concretas em busca de um futuro mais equilibrado”, afirmou Freire.
Interessados em obter o selo têm até o dia 6 de outubro de 2025 para se inscrever através do Portal IMA+. O processo de adesão inclui o preenchimento de um formulário e apresentação de documentos como certidões de débitos, CNPJ, licença ambiental, entre outros. Após esse período, as inscrições serão avaliadas, com a lista final dos contemplados sendo divulgada no Diário Oficial do Estado e nas redes sociais do IMA. A divulgação oficial das organizações selecionadas ocorrerá em 9 de dezembro, destacando aqueles que se empenharam na preservação ambiental.