A nova plataforma, desenvolvida pelo Cria, oferece indicadores em tempo real ligados à primeira infância no estado de Alagoas. Baseando-se nas informações coletadas através do Cartão Cria, o Observatório pode ser acessado publicamente via internet, tanto no site específico https://observatorio.cria.al.gov.br/ quanto pelo portal oficial do Cria Alagoas. Dessa forma, a ferramenta disponibiliza um vasto banco de dados que promete servir como uma bússola para a formulação de políticas públicas e ações direcionadas ao bem-estar infantil.
A secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas destacou a importância do simpósio e do lançamento da plataforma dentro da campanha do Agosto Verde, dedicado à primeira infância. Ela sublinhou que eventos como esse são fundamentais para consolidar o protagonismo das pautas infantis. “Esse evento é essencial para aumentar a visibilidade das ações voltadas à infância alagoana. O lançamento do observatório permitirá que possamos monitorar e entender melhor como o trabalho desenvolvido pela secretaria está impactando a vida das crianças”, afirmou a secretária.
Ela também enfatizou que o desenvolvimento da plataforma foi um trabalho de longa data, com diversos ajustes sendo feitos para garantir a qualidade e relevância das informações. Um dos destaques é a agilidade na atualização dos dados, que são fechados diariamente, garantindo uma visão precisa das ações e seus impactos quase em tempo real.
Durante o simpósio, houve também um enriquecedor bate-papo entre a secretária Caroline Leite e o pesquisador André Luiz, figura-chave no desenvolvimento do Observatório. O diálogo abordou a relevância do monitoramento de dados para a primeira infância, ressaltando como esse tipo de acompanhamento pode guiar tomadas de decisão mais informadas e eficientes.
Além disso, o evento incluiu uma mesa redonda intitulada ‘Experiências Exitosas para a Primeira Infância Alagoana’, mediada por Rhaissa Paz, secretária Executiva de Gestão Interna do Cria. Participaram palestrantes que atuam como gerentes nas áreas de Assistência Social, Educação, Projetos e Saúde do Cria, compartilhando boas práticas e êxitos alcançados.
O simpósio foi concluído com um debate mediado por Gustavo Philipe, secretário-executivo da Primeira Infância, que teve como tema ‘Primeira Infância: Um Olhar para o Futuro’. Este último painel contou com a participação de notáveis especialistas como o presidente da Sociedade Alagoana de Pediatria, Marcos Gonçalves Reis, a assistente social Leônia Letícia, e Elisangêla Mercado, membro da Rede Estadual da Primeira Infância.
Esse evento e o lançamento do observatório destacam o comprometimento do governo de Alagoas para com o bem-estar das crianças, oferecendo ferramentas mais sofisticadas para monitorar e melhorar a qualidade de vida durante os primeiros anos de desenvolvimento.