Durante a cerimônia, também foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Alagoas (CEDPI/AL) para o biênio 2024-2026. A campanha Junho Violeta tem como objetivo promover a conscientização e mobilização da sociedade alagoana por meio de parcerias com diversas entidades, secretarias e órgãos estaduais.
Entre as ações planejadas para o mês de junho estão a iluminação de monumentos e prédios públicos na cor violeta, seminários, rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e panfletagem em locais de trabalho. A secretária Arabella Mendonça ressaltou a importância do Junho Violeta como um marco na luta contra a violência, convidando a sociedade a refletir sobre os direitos e a dignidade das pessoas idosas.
O vice-governador Ronaldo Lessa enfatizou o compromisso do Estado em proteger e valorizar os idosos, garantindo políticas públicas eficazes e ações educativas. Ele destacou a necessidade de uma conscientização coletiva para promover mudanças significativas na sociedade.
Segundo dados do Disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, a violência contra a pessoa idosa é uma realidade alarmante em Alagoas, com um grande número de violações registradas somente nos primeiros cinco meses de 2024. As violações, em sua maioria, ocorrem no ambiente familiar, representando cerca de 92,4% dos casos.
O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa é composto por 24 membros titulares e suplentes, sendo responsável por formular políticas de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa, além de fiscalizar a sua execução. A campanha Junho Violeta representa uma importante iniciativa para sensibilizar a sociedade e garantir o respeito e a dignidade dos idosos em Alagoas.