ALAGOAS – Alagoas Inicia IV Conferência para Melhorar Gestão do Trabalho e Educação na Saúde Pública



Alagoas Organiza IV Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Na tarde desta segunda-feira, 9 de setembro de 2024, teve início a IV Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde em Alagoas. O evento, que ocorre no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, prosseguirá até terça-feira, com a finalidade de discutir e propor melhorias para os trabalhadores da saúde no serviço público.

A conferência é organizada pelo Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES/AL) e conta com a participação de gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O secretário executivo de Gestão Interna da Sesau, Éder Correia, abriu oficialmente o evento representando o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda. "Este é um momento muito significativo para discutirmos os avanços na gestão do trabalho e da educação na saúde, setores essenciais para o desenvolvimento do SUS [Sistema Único de Saúde]. Estamos recebendo representantes do Ministério da Saúde, em uma agenda que é parte de um calendário nacional. Através do Conselho Estadual de Saúde, estamos comprometidos em ouvir e atender as demandas da população alagoana e dos profissionais do setor", afirmou Correia.

Com o tema central “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a conferência trouxe à tona diversas palestras e debates. Entre os principais tópicos discutidos estiveram a necessidade de fortalecimento da democracia no sistema de saúde, a gestão e valorização do trabalho, e a educação contínua dos profissionais como base para um SUS eficiente e democrático.

Uma das vozes de destaque foi a de Lívia Mello, diretora do Departamento de Gestão da Educação no Ministério da Saúde, que ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento do SUS. "Tratamos de questões fundamentais como trabalho e educação. O SUS é feito pelos trabalhadores que estão constantemente se aprimorando por meio de uma educação permanente. A participação social e o debate coletivo são essenciais para a qualificação do SUS, fortalecendo a democracia e a gestão do trabalho e da educação na saúde", destacou.

Outro momento significativo foi a homenagem à assistente social Suely Nascimento, que recebeu reconhecimento por sua dedicação na área de políticas públicas e controle social. Em seu agradecimento, Suely enfatizou a relevância de discutir políticas públicas de forma inclusiva e participativa. "Esta homenagem é um reflexo do trabalho coletivo realizado em defesa do SUS. É fundamental garantir a participação de todos — usuários, trabalhadores e gestores — para construirmos um sistema de saúde mais justo e público", afirmou emocionada.

A conferência prossegue nesta terça-feira, com mais debates e palestras que prometem enriquecer ainda mais as discussões sobre a gestão do trabalho e educação na saúde. O evento vem consolidando-se como um espaço de debate fundamental para a melhoria contínua do serviço público de saúde em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo