Sob a coordenação da Superintendência de Desenvolvimento e Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), o Ceinisa representa um marco estratégico para Alagoas. Com ações focadas na atração e conexão de investidores e empreendedores, pretende consolidar o estado como um centro de excelência em negócios de impacto no Brasil. Esta iniciativa se insere no contexto do acordo de Cooperação Técnica sobre o Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Roberta Bastos, superintendente da Sedics, destaca o potencial transformador do Ceinisa e acredita que este é apenas o início de um ciclo virtuoso de inovações sustentáveis. A perspectiva é de que Alagoas experimente um crescimento na geração de empregos e oportunidades, fortalecendo sua posição como um estado mais justo e sustentável.
No último mês, representantes do Ceinisa participaram da Jornada de Integração do Simpacto ao lado de estados como Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. Este evento, promovido pelo MDIC, buscou integrar e alinhar práticas entre os atores locais do ecossistema de impacto socioambiental, propondo um intercâmbio rico de experiências e conhecimentos.
Além disso, a Sedics, em parceria com o MDIC e outros órgãos locais, como o Sebrae Alagoas, está empenhada na realização do Diagnóstico da Economia de Impacto do Estado de Alagoas (DEIMPACTO). Este esforço tem por objetivo mapear e conferir visibilidade a negócios que aliam sucesso financeiro a benefícios socioambientais.
A trajetória de Alagoas no domínio da Economia de Impacto está em pleno andamento, e o estado se posiciona como um exemplo de como desenvolvimento econômico pode caminhar lado a lado com responsabilidade social e ambiental. A estratégia é clara: transformar Alagoas em um polo de inovação que impacte positivamente toda a sociedade.