ALAGOAS – Alagoas Inaugura Banco Vermelho: Monumento Conscientiza sobre Violência Contra a Mulher com Parceria Estratégica

A capital alagoana, Maceió, foi palco de um acontecimento significativo nesta segunda-feira, dia 6 de abril de 2026. A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) inaugurou o Banco Vermelho, um importante monumento visual localizado no Marco dos Corais. O projeto é fruto de uma parceria com o Instituto Banco Vermelho (IBV), que visa educar e sensibilizar a população sobre a gravidade da violência contra a mulher.

Durante a cerimônia, a secretária Marília Albuquerque destacou a importância desse novo espaço. “Hoje, acendemos um compromisso que não pode ser apagado. Este monumento é um símbolo vivo da nossa responsabilidade coletiva em garantir que nenhuma mulher seja invisível ou silenciada. Estamos comprometidos em assegurar dignidade, autonomia e segurança a todas as mulheres alagoanas”, afirmou Albuquerque.

O Banco Vermelho, mais do que um símbolo, integra uma série de ações estratégicas de combate à violência de gênero e ao feminicídio. O objetivo é fomentar reflexão, informação e acolhimento em um ponto de grande circulação. “Estamos comprometidos em estar onde for necessário para transformar essa realidade. Cada banco instalado representa um passo na luta por uma sociedade sem silenciamento das mulheres”, enfatizou Andrea Rodrigues, presidente do IBV.

Fundado em novembro de 2023, o IBV é uma organização brasileira sem fins lucrativos, presente em mais de 16 estados e responsável pela instalação de mais de 200 equipamentos no país. O projeto nasceu da inquietação de suas fundadoras, Andrea Rodrigues e Paula Limongi, diante da violência contra a mulher.

O Banco Vermelho simboliza o sangue das vítimas de violência, chamando a atenção para a urgência de romper o silêncio. O projeto estimula a conscientização através de informações sobre canais de denúncia e a importância de um engajamento coletivo pela igualdade e respeito. Além disso, a Semu recebeu materiais estratégicos para a promoção de políticas públicas de prevenção, incluindo oficinas e comunicação direcionada.

O IBV também mantém um acordo de cooperação com o Ministério das Mulheres e possui reconhecimento formalizado pela Lei Federal nº 14.942. A marca “Feminicídio Zero” reforça ainda mais sua atuação no enfrentamento à violência de gênero, consolidando seus esforços em âmbito nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo