ALAGOAS – Alagoas Feita à Mão Lança Edital Inédito para Seleção Nacional de Artesãos em 2026

Em um movimento significativo para o artesanato local, o Programa Alagoas Feita à Mão, sob a gestão da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), anunciou recentemente o lançamento de um edital inédito do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Este edital visa selecionar artesãos e entidades representativas para participar de cinco grandes feiras nacionais ao longo de 2026.

As inscrições estão abertas até o dia 19 de fevereiro, permitindo a participação de artesãos individuais, mestres artesãos, associações, cooperativas e grupos de produção artesanal. O edital é parte de uma estratégia maior para promover a diversidade e a identidade cultural do artesanato alagoano em eventos nacionais de destaque.

Os eventos contemplados incluem o Salão do Artesanato em Brasília, previsto para abril; outro em São Paulo, em maio; a Fenearte em Recife, programada para julho; a Fenacce em Fortaleza, marcada para setembro; e a primeira edição da Arpoarte, no Rio de Janeiro, em novembro.

A Serfi está incentivando os artesãos e as entidades representativas a atualizarem seus cadastros. O secretário Júlio Cezar lançou um apelo para que todos os envolvidos no setor, que ainda não tenham a carteira de artesanato, formalizem o registro junto ao Alagoas Feito à Mão. Para aqueles que já possuem a carteira, a atualização cadastral é fundamental para garantir a participação.

“A participação nesses eventos é uma oportunidade única para o artesanato alagoano brilhar em importantes capitais do Nordeste e Sudeste do Brasil”, destacou Júlio Cezar. O Estado, através de suas iniciativas, pretende levar as criações dos selecionados para uma vitrine de alta visibilidade, promovendo o talento local em um cenário nacional.

Os interessados podem acessar mais informações e o edital completo nos canais oficiais da Serfi e do Alagoas Feita à Mão, garantindo assim uma chance de participar deste impulso significativo para o artesanato de Alagoas.

Sair da versão mobile