Dentre as conquistas, dois atletas alagoanos se classificaram para o Sul-Americano de Atletismo, que será realizado no Chile, no mês de dezembro. Essa é uma grande conquista para o esporte do estado, demonstrando o talento e o potencial dos jovens atletas alagoanos.
Ao todo, Alagoas conquistou 7 medalhas de bronze no judô, 1 medalha de bronze no karatê, 1 medalha de ouro na ginástica rítmica por equipe, 1 medalha de bronze no xadrez em dupla e 3 medalhas de ouro, 1 medalha de prata e 2 medalhas de bronze no atletismo. Esses resultados são resultado do esforço e dedicação dos atletas alagoanos, que treinaram intensamente para alcançar o sucesso nos JEB’s.
No atletismo, a equipe alagoana alcançou um feito histórico, com destaque para as medalhas de ouro conquistadas por Maísa Silva, da Escola Municipal Santa Sofia, de Coruripe, no pentatlo; Saulo Ahsley, do Centro Educacional Neto Vasconcelos, de Murici, nos 150 metros rasos; e Johnata Vinicius da Silva Moura, da Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, de Maceió, no salto em distância. Esses resultados foram especialmente significativos, já que garantiram a classificação para o Sul-Americano Escolar.
Os atletas alagoanos foram treinados pela ex-atleta olímpica Bruna Farias, que comanda o Instituto Bruna Farias. A participação e o desempenho dos atletas foram elogiados pelo chefe da delegação alagoana, Paulo Buarque, e pelo presidente da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC), Irã Cândido. Ambos destacaram o orgulho de ver os atletas alagoanos trazendo medalhas para o estado e ressaltaram a importância do esporte como ferramenta de transformação e educação.
Os JEB’s são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) em parceria com o Governo Federal. A delegação alagoana conta com 245 integrantes, que estão competindo em diversas modalidades esportivas.
No geral, o desempenho dos atletas alagoanos nas primeiras semanas dos JEB’s tem sido positivo e expressivo, mostrando a força do esporte no estado. A espera de 17 anos para uma conquista no pentatlo foi encerrada por Bruna no atletismo, enquanto o ouro de Johnata no salto em distância foi histórico, já que ele se tornou o primeiro alagoano a conquistar essa modalidade no Brasileiro Escolar.
A participação e o desempenho dos atletas alagoanos nos JEB’s mostram a importância do investimento e incentivo ao esporte nas escolas do estado. Os resultados alcançados até agora são motivo de orgulho para Alagoas e provam que o esporte é essencial para o desenvolvimento dos jovens.