As atividades foram lançadas na última quinta-feira, dia 15, no miniauditório da Academia de Polícia Militar, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió. A intenção é levar ações de prevenção a oito cidades estratégicas: Maragogi, União dos Palmares, Atalaia, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Penedo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.
Coordenado pela Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP, o programa Interior Seguro baseia-se em uma abordagem proativa, que inclui a presença constante da polícia nas comunidades, escuta ativa da população e ações preventivas para combater a criminalidade. Estas operações incluem programas já conhecidos como “Na Base do Sossego”, “Pessoa Idosa Protegida” e “SSP na Escola”.
O capitão Alex Acioli, chefe de Polícia Comunitária da SSP, enfatizou que o programa é uma combinação de iniciativas voltadas especialmente para a proteção de grupos vulneráveis, como mulheres e idosos. “Essa atuação busca enfrentar crimes como roubo, furto, violência doméstica e maus-tratos através da ocupação territorial nas comunidades e da execução de ações preventivas com visitas de orientação”, explicou o capitão.
A capacitação dos policiais envolvidos conta com instruções teóricas específicas para quatro militares por batalhão, que formarão os Grupamentos Avançados de Polícia Interativa (GAPI). Esta formação busca multiplicar as doutrinas e garantir que as ações no interior sigam o mesmo padrão de eficiência das realizadas na capital, proporcionando um serviço aprimorado e mais próximo da população.
Com esta iniciativa, a Segurança Pública almeja não apenas uma redução significativa nos índices de criminalidade no interior, mas também promover um ambiente mais seguro e pacífico para todos.
