As unidades de saúde que oferecem o serviço são o Hospital da Mulher (HM), localizado no bairro Poço em Maceió, o Hospital Regional da Mata (HRM) em União dos Palmares, e o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS) em Delmiro Gouveia. A realização da mamografia nessas localidades busca facilitar o acesso das mulheres ao exame, um passo vital na prevenção e diagnóstico precoce da doença.
Para ter acesso ao exame, é necessário que o paciente procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em sua cidade. Após avaliação médica, é expedido um encaminhamento que permite o agendamento através do Sistema Nacional de Regulação (SisReg), na Secretaria Municipal de Saúde. Uma exceção se aplica ao Hospital da Mulher, onde não é necessário agendamento prévio; basta apresentar o encaminhamento médico.
Pacientes devem comparecer ao exame munidos do formulário emitido pela UBS, Carteira de Identidade, CPF, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. A oncologista e coordenadora do Plano Emergencial de Oncologia da Sesau, Rafaella Toledo, reforça a importância de seguir a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), que estabelece a realização do exame anualmente a partir dos 40 anos para a população geral. O exame pode ser prescrito anteriormente em casos específicos de histórico familiar.
Rafaella Toledo destaca que a mamografia é o único método capaz de identificar alterações antes mesmo de sintomas explícitos, aumentando significativamente as chances de um tratamento bem-sucedido. Assim, a conscientização sobre a importância deste exame anual é essencial para a saúde das mulheres alagoanas.
Aqueles que se encaixam em grupos de risco – como mulheres com familiares de primeiro grau diagnosticados com câncer de mama ou ovário, ou homens da família com câncer de mama – são incentivados a realizar a mamografia mais cedo, conforme orientação médica. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato diretamente com os hospitais mencionados para obter mais informações.
Os hospitais envolvidos, como o Hospital Regional do Alto Sertão e o Hospital Regional da Mata, oferecem infraestrutura adequada para a realização desses exames tão fundamentais. Telefone para contato e endereços estão disponíveis para quem deseja obter mais informações ou agendar uma avaliação.