A comitiva de Alagoas, representada pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), teve uma participação ativa, especialmente através do superintendente de Economia Criativa, Fomento e Incentivo à Cultura, Wyllyson Santos. Ele destacou a importância do evento para discutir o melhor uso dos recursos culturais e as necessidades específicas dos territórios. Segundo Santos, a presença de Alagoas no fórum foi crucial para fortalecer o diálogo e garantir que a Cultura Viva alcance mais comunidades.
Mellina Freitas, secretária de Estado da Cultura, enfatizou a relevância de Alagoas participar de encontros nacionais de políticas culturais. Ela observou que estas discussões ampliam a parceria com o Ministério da Cultura e fortalecem a implementação de políticas culturais nos territórios alagoanos. Durante o fórum, autoridades do Ministério da Cultura apresentaram as ferramentas principais da Política Aldir Blanc, destacando sua capacidade de promover um fluxo contínuo de recursos para os estados e municípios brasileiros.
O evento também abordou questões sobre ações afirmativas, monitoramento de recursos e a participação social na formulação de políticas culturais. As discussões culminaram na elaboração de uma carta de proposições, unindo gestores e sociedade civil em torno de estratégias concretas para a Cultura Viva.
A 6ª Teia Nacional continua até o fim da semana, proporcionando um espaço de articulação para mestres das culturas populares, artistas, coletivos e gestores públicos, promovendo uma rica troca de experiências e saberes culturais.





