Entre os expositores, está a artista visual queer bruCa teiXeira, representando Alagoas com sua nova série artística intitulada “Bodas de Glitch”. Este conjunto de trabalhos, composto por cinco telas-sonoras criadas através da técnica conhecida como databending, será exibido até o dia 3 de novembro. A série reflete sobre a equidade dos casamentos homoafetivos, inspirando-se nos debates em torno do projeto de lei nº 580, que propõe a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. A artista usa a glitch art, que se caracteriza por explorar falhas digitais, como um símbolo de resistência, sinalizando a fragilidade e as fissuras do sistema normativo que, na opinião de bruCa, reforça discursos excludentes que ela chama de “CIStema”.
Além de “Bodas de Glitch”, bruCa apresenta “Fita, Tape, Top, Binder”, uma videoarte que dialoga com a pintura e utiliza a inteligência artificial, e “Tem despedida que é assim [Desintegração]”, uma série que combina pixel art com realidade aumentada. Com raízes na cidade de Maceió, a artista e pesquisadora bruCa teiXeira faz um elo entre corpo, gênero e sexualidade, utilizando a arte digital e audiovisual como plataformas centrais de expressão. Atualmente, ela desenvolve um projeto de doutorado focado na subjetividade transmasculina e Arte e Tecnologia no MediaLab da Universidade de Brasília.
A glitch art, segundo a artista, oferece um meio criativo para “queerizar” a arte contemporânea, influenciando as práticas artísticas em Alagoas e aumentando a visibilidade de artistas trans e não-binários no cenário cultural brasileiro. “A Glitch Art é um signo de ruptura, sendo um caminho criativo potente para queerizar a Arte e Tecnologia”, afirma bruCa teiXeira, ressaltando a importância desse tipo de arte como uma forma de ativismo cultural.
A exposição promete ser um ponto de encontro entre arte, inovação e debates atuais, oferecendo entrada gratuita ao público das 9h às 18h, no Museu Nacional da República, consolidando-se como um espaço de reflexão e celebração da diversidade cultural.