Destinado a uma ampla gama de profissionais, incluindo gestores municipais, educadores, técnicos da assistência social, conselheiros tutelares e membros de conselhos de direitos municipais, o Kit busca fortalecer a rede de proteção existente e prevenir a violência sexual. A iniciativa abrange todos os municípios de Alagoas, refletindo um compromisso sério com a proteção infantil.
O conteúdo do Kit é diversificado e cuidadosamente planejado. Entre os materiais, estão expressões de emoções, fitas de proteção, quebra-cabeças ilustrando as partes do corpo humano e o jogo “Trilhando a Cidadania do Sertão ao Litoral”. Além disso, diversas imagens para estímulo à discussão, bem como o Conto da Bia, integram o pacote. A proposta pedagógica foi desenvolvida por profissionais especialistas, que adaptaram as atividades para diferentes faixas etárias: primeira infância, infância e adolescência. Além disso, a implementação seguirá diretrizes estabelecidas na 2ª Edição do Guia Prático Todo Dia é 18 de Maio, disponível no site da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef).
Espera-se que o programa provoque um impacto profundo na vida de milhares de crianças e adolescentes em Alagoas, solidificando a rede de proteção existente. Com a distribuição do kit, almeja-se aumentar significativamente a conscientização entre crianças e adolescentes, bem como entre os profissionais envolvidos. O programa também procura ajudar na identificação precoce e no tratamento adequado de casos de violência, além de empoderar o público infantojuvenil ao fornecer-lhes ferramentas para o reconhecimento de seus direitos e expressar suas necessidades.
O Programa Todo Dia é 18 de Maio se destaca como uma iniciativa pioneira da Secdef, transformando a realidade de crianças e adolescentes em Alagoas. Por meio de campanhas de conscientização, oficinas de capacitação, criação de materiais educativos e fortalecimento das redes de atendimento, a parceria entre diversas secretarias e órgãos do governo alagoano, escolas, conselhos tutelares e organizações da sociedade civil busca promover ações contínuas para prevenir e combater a violência sexual. Este modelo colaborativo visa garantir um ambiente mais seguro e protetor para o público jovem no estado de Alagoas.