ALAGOAS – Alagoas Destaca Sucesso do Programa Bate Coração em Oficina Nacional para Redução de Infartos

Em um esforço nacional para abordar a mortalidade por infarto no Brasil, representantes de Alagoas participaram de uma importante oficina promovida pelo Ministério da Saúde em São Paulo. A reunião, realizada no Hospital do Coração (HCor), reuniu gestores de saúde de diversas regiões do país para discutir estratégias de redução das mortes por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) esteve presente através da coordenadora do Programa Bate Coração, Dra. Vauma Garrote, que destacou as práticas adotadas no estado para melhorar a assistência cardiovascular. O encontro visava fortalecer a Rede de Atenção à Saúde, enfatizando o aperfeiçoamento no atendimento de urgências e emergências com foco na redução da mortalidade por IAM.

Durante as discussões, foram abordadas as iniquidades no manejo do infarto e os desafios enfrentados pelas equipes de saúde. Um dos pontos altos foi a apresentação de um mapa de calor nacional, elaborado para identificar áreas prioritárias que necessitam de melhorias nos serviços de hemodinâmica.

O Programa Bate Coração de Alagoas foi destacado no evento como exemplo de iniciativa bem-sucedida no combate às doenças cardiovasculares. Desde sua implementação em 2024, o programa registrou mais de mil vidas salvas, graças à atuação integrada, ágil e humanizada. A Dra. Vauma Garrote ressaltou os significativos avanços obtidos, creditando-os à estruturação adequada, capacitação e protocolos bem definidos que Alagoas têm implementado.

O compromisso do estado em oferecer uma saúde pública mais resolutiva foi sublinhado como um modelo que poderia ser replicado em outras regiões, contribuindo para uma significativa diminuição na mortalidade cardiovascular no país.

Sair da versão mobile