ALAGOAS – Alagoas destaca práticas eficientes em workshop sobre gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública em Foz do Iguaçu.



No último evento promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a cidade de Foz do Iguaçu reuniu figuras importantes no cenário nacional de segurança pública. O encontro, ocorrido entre os dias 19 e 21 de novembro, teve como propósito principal a capacitação técnica dos profissionais envolvidos na gestão dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Entre os participantes do workshop, a participação da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas se destacou, contando com a presença de representantes da alta cúpula da entidade.

O workshop proporcionou uma plataforma essencial para o intercâmbio de conhecimentos, onde os participantes puderam trocar experiências sobre a administração eficaz dos fundos designados à segurança pública. Notoriamente, o governo de Alagoas tem se tornado uma referência nacional, ocupando o segundo lugar no ranking dos estados que mais eficientemente aplicam os recursos do fundo. Essa posição de destaque deve-se, em parte, à apresentação de suas boas práticas por meio de autoridades como o coronel Jobasine Almeida, major PM Luciano Rogério, e Miguel Moura, todos desempenhando papéis-chave na gestão e prestação de contas do fundo.

De acordo com o coronel Almeida, o evento não apenas solidifica o papel de Alagoas como um exemplo na utilização dos fundos, mas também oferece uma rica oportunidade para aprender com outras realidades e abordagens dos estados participantes. Ele ressaltou a importância de encontros como esse para promover o desenvolvimento contínuo e sustentável do setor de segurança, algo que reflete diretamente no bem-estar da população alagoana.

O FNSP tem um papel vital na execução de políticas públicas em segurança e prevenção à violência. Destinado a apoiar projetos alinhados com as diretrizes do Plano de Segurança Pública do Governo Federal, o fundo viabiliza iniciativas que vão desde treinamentos das forças policiais e de bombeiros até sistemas de inteligência e investigação. Em sua essência, o fundo busca estruturar e modernizar a polícia técnica e científica, apoiando ainda programas de polícia comunitária e prevenindo crimes e violência.

Administrado por um conselho gestor, o FNSP prioriza o apoio a governos comprometidos com a redução da criminalidade e corrupção policial, além da promoção de integração entre os diversos órgãos de segurança pública. Este evento, portanto, reafirma o comprometimento dos entes federativos com a segurança e integridade pública, consolidando o papel do FNSP como uma ferramenta essencial para o fortalecimento das políticas de segurança.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo