ALAGOAS – Alagoas conquista status sanitário de zona livre de febre aftosa sem vacinação, segundo portaria do Ministério da Agricultura.



Alagoas conquista status sanitário de zona livre de febre aftosa sem vacinação

Nesta quinta-feira, 02 de maio, o estado de Alagoas obteve uma importante conquista no combate à febre aftosa. Foi publicada a portaria n°678 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reconhecendo o estado como zona livre da febre aftosa sem a necessidade de vacinação.

Com essa nova classificação, Alagoas se junta a outros 21 estados brasileiros que também receberam o status sanitário de zona livre de febre aftosa sem vacinação. Esses estados são: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

A portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária proíbe o armazenamento, comercialização e uso de vacinas contra a febre aftosa nos estados que alcançaram esse novo status. Além disso, a entrada e incorporação de bovinos e bubalinos em áreas reconhecidas como livres de febre aftosa sem vacinação também estão proibidas.

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) destaca a importância de os criadores locais realizarem a declaração da vacinação da aftosa, feita entre os dias 15 e 30 de abril, nos escritórios da Adeal ou no sistema sidagro-produtor até o dia 15 de maio, sem prorrogação do prazo.

Essa conquista representa um avanço significativo para a pecuária de Alagoas e fortalece a posição do estado no cenário nacional no que diz respeito à sanidade animal. A decisão do Mapa demonstra o compromisso do governo em garantir a qualidade e segurança da produção agropecuária no país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo