ALAGOAS – “Alagoas celebra o Dia da Indústria com mais de 22 mil empresas ativas no setor secundário da economia”

No Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) divulgou que o estado possui um total de 22.322 empresas ativas no setor industrial. Destas, a grande maioria, 94,5%, são formadas por micro e pequenas empresas. Esse cenário reflete a diversificação do setor industrial em Alagoas, englobando desde grandes empreendimentos até pequenos fabricantes.

Alagoas tem visto um aumento constante na participação do setor industrial em seu Produto Interno Bruto (PIB), chegando a representar 13,77% do total. Atualmente, as indústrias correspondem a cerca de 7,99% dos empreendimentos registrados no estado. Segundo o Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), a indústria se divide em indústrias extrativas e indústrias de transformação, sendo essas as principais atividades do setor secundário da economia.

O vice-presidente da Juceal, Carlos Araújo, ressalta que a definição de indústria vai além dos grandes negócios, englobando também pequenas atividades de transformação, como fabricação de doces e panificação. Araújo destaca ainda o papel do Governo do Estado em fomentar novos negócios industriais, criando um ambiente propício para o crescimento e a geração de empregos no setor.

Dentre as cidades alagoanas, Maceió se destaca com o maior número de empresas industriais, seguida por Arapiraca, Rio Largo e outras. A Juceal, responsável pela pesquisa, revela que o setor industrial em Alagoas é diversificado, com empresas atuando em diversos segmentos como alimentos, vestuário, metalurgia, madeira, entre outros.

O Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio em homenagem a Roberto Simonsen, patrono da indústria brasileira, destaca a importância do setor para o desenvolvimento econômico e social do país. Neste contexto, Alagoas se destaca como um polo industrial em crescimento, com um cenário diversificado e promissor para novos investimentos e oportunidades de negócios.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo