O treinamento, que ocorreu em parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), tinha como principal objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos dos profissionais que trabalham diretamente com a prevenção ao uso de drogas e o acolhimento de dependentes químicos. O diretor de Apoio a Comunidades Terapêuticas do Depad, Sâmio Falcão Mendes, destacou a atenção especial que o estado de Alagoas tem dado a essa questão, ressaltando a presença de 750 vagas financiadas com recursos próprios e uma equipe robusta dedicada ao atendimento.
“Encontramos muitas coisas boas aqui em Alagoas e o Governo está de parabéns pela gestão. São poucos os estados que dispõem de vagas financiadas com recursos próprios, e aqui encontramos 750 vagas para dependentes químicos e uma equipe robusta para a realização deste atendimento,” destacou Falcão Mendes.
A visita do Depad marcou o início de um plano de trabalho abrangente que inclui o monitoramento e o fortalecimento das entidades acolhedoras, além de treinamentos direcionados aos profissionais do setor. O plano também contempla a ampliação do número de vagas para dependentes químicos, entre outras ações. “Estamos aqui para ajudar com capacitação, estudos e pesquisas, além de fortalecer a relação de proximidade entre o Estado de Alagoas e o Governo Federal,” completou o diretor.
Paloma Tojal, titular da Seprev, enfatizou a relevância da visita do Depad para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pelo estado. “Este é um momento muito importante, em que o Estado de Alagoas está estreitando os laços com o Governo Federal em prol das Políticas Sobre Drogas em nosso território. Nossos técnicos são protagonistas deste trabalho, e a presença do Ministério traz conhecimentos valiosos que aplicaremos no nosso dia a dia,” afirmou a secretária.
As atividades do Depad em Alagoas continuam nesta quinta-feira, dia 15, com um encontro programado entre o departamento, a Seprev e as entidades acolhedoras do estado, prometendo a continuidade do intercâmbio de experiências e boas práticas na gestão das políticas sobre drogas.
Este evento sublinha a importância da colaboração entre os governos estaduais e federal para enfrentar desafios sociais complexos, como a dependência química, e demonstra como Alagoas tem se posicionado como um modelo de boas práticas neste setor.