ALAGOAS – Alagoas Avança na Ressocialização com Aumento de Aprovados no Encceja PPL; Crescimento de 87,25% em 2024.

Em uma impressionante demonstração de avanço educacional e ressocialização, o estado de Alagoas se destacou no Encceja PPL (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade) com um aumento significativo no número de aprovados em comparação ao ano de 2023. A informação foi divulgada recentemente e revela que, em 2024, o total de aprovados chegou a 382, representando um crescimento notável de 87,25% em relação ao ano anterior, quando 204 participantes alcançaram êxito no exame. Essa evolução é resultado direto dos investimentos feitos nas políticas estaduais voltadas para a ressocialização e inclusão de custodiados, que oferecem alternativas viáveis de estudo e trabalho para pessoas privadas de liberdade, com impacto positivo na segurança pública local.

As conquistas alagoanas foram destacadas pelo governador Paulo Dantas e o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, durante a última edição do Café Literário, em dezembro de 2024. Eles enalteceram os esforços conjuntos do governo e das entidades envolvidas, enfatizando iniciativas efetivas de alfabetização, projetos de leitura e atividades artísticas dentro das unidades prisionais. Essa abordagem integrada tem colocado Alagoas como referência nacional na educação prisional. Em comparação com 2022, o estado já havia demonstrado um expressivo crescimento de 353% no número de aprovados, consolidando sua posição de vanguarda em políticas de ressocialização via educação.

O Encceja, conduzido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), é aplicado em todo o Brasil e, em sua modalidade PPL, destina-se especificamente a beneficiar pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas que envolvem internação, ampliando horizontes e proporcionando novas perspectivas para esses cidadãos. Com esses avanços, Alagoas reafirma seu compromisso com a transformação social por meio da educação inclusiva.

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