Uma das iniciativas de maior destaque foi o projeto “Cata Mais Alagoas”, que visa melhorar as condições de trabalho e segurança para os catadores de material reciclável. Em parceria com o Instituto Mãos Verdes, o projeto alcançou importantes conquistas, cadastrando 1.020 trabalhadores e divulgando três relatórios parciais sobre o perfil socioeconômico dos profissionais. Além disso, foram investidos mais de R$ 2,5 milhões em equipamentos e EPIs que aprimoram as condições de trabalho das cooperativas.
Outro esforço notável foi o “Programa Amigo Trabalhador”. Com foco nos trabalhadores rurais de cana-de-açúcar, a iniciativa cadastrou 944 profissionais em 2024, proporcionando um auxílio de R$ 520 durante a entressafra a 867 deles. Esta ação impactou diretamente 18 municípios alagoanos.
O “Programa Emprega Mais Alagoas” solidificou sua atuação ao entregar mais de mil certificados de qualificação, capacitando 850 trabalhadores de forma gratuita em diversas cidades, incluindo Maceió e Marechal Deodoro. Essa iniciativa confirmou-se como um pilar fundamental na criação de novas oportunidades de emprego e geração de renda.
As ações itinerantes do Sine Alagoas também tiveram êxito, com 25 operações realizadas em Maceió e no interior, beneficiando 1.153 profissionais. A primeira etapa do “Sine nas Grotas” levou serviços essenciais, como emissão de carteira de trabalho digital e orientação profissional, a mais de 400 pessoas.
A perspectiva para 2025 envolve a ampliação de programas fundamentais e a aproximação ainda maior com os trabalhadores de Alagoas. Entre as novidades esperadas estão a implementação do aplicativo de empregabilidade “Emprega Aí” e a inauguração da “Casa do Trabalhador de Alagoas”. A meta é continuar reduzindo o número de inscritos no CadUnico através de qualificação e inserção no mercado de trabalho.