No tocante à digitalização do Sistema Único de Saúde (SUS), os 102 municípios alagoanos já estão aptos a utilizar a telemedicina, ferramenta que promete maior agilidade e precisão no diagnóstico e tratamento dos pacientes. Além do avanço tecnológico, o Hospital do Coração Alagoano, localizado em Maceió, é o primeiro hospital da Rede Pública de Saúde do estado a ser habilitado pelo Ministério da Saúde para a realização de transplantes de rim, fígado e coração.
Representando Alagoas na reunião, Éder Correia, secretário-executivo de Gestão Interna da Sesau, reforçou os avanços significativos alcançados este ano. Segundo ele, Alagoas registrou progressos importantes com a inauguração de novas unidades de saúde e a implementação de serviços essenciais, em linha com as diretrizes do governador Paulo Dantas e do secretário de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda. “Nossa determinação é seguir avançando, construindo mais e ampliando os serviços de saúde”, destacou Correia.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, também reforçou o compromisso da Sesau com a continuidade das melhorias nos serviços de saúde para os alagoanos em 2025. Uma das principais iniciativas, o programa Saúde até Você, coordenado pela médica Júlia Britto, visa aproximar ainda mais os serviços médicos da população do estado. “O governo de Paulo Dantas tem trabalhado incansavelmente para proporcionar um atendimento de qualidade e acessível. Nosso foco para o próximo ano é intensificar esse trabalho”, afirmou Pontes de Miranda.
O evento sublinhou a determinação do estado em avançar nas questões de saúde, alinhando a tecnologia e a expansão dos serviços para oferecer um cuidado mais eficaz e abrangente aos cidadãos.






