A escolha do tema deste ano vem destacar a importância de reconhecer e promover a diversidade cultural e social entre os idosos, garantindo-lhes a equidade e os direitos nos diversos contextos de suas vidas. A conferência se concentrará em cinco eixos principais, incluindo o financiamento das políticas públicas, a proteção à saúde e à vida, e a prevenção e combate às diferentes formas de violência e abandono, bem como o apoio à participação social e comunitária.
A presidente do CEDPI, Marta Marisa, sublinhou a relevância do encontro, ressaltando que este é um momento crucial para a formulação de políticas que realmente atendam às necessidades das pessoas idosas em Alagoas. Para ela, a participação ativa dos representantes das políticas municipais para a pessoa idosa é vital para o desenvolvimento de propostas que respondam às demandas por um envelhecimento digno e saudável. “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação” sugere refletirmos sobre a necessidade de promover a integração e o respeito aos direitos desse segmento tão fundamental da sociedade.
A expectativa é que o evento culmine em iniciativas concretas que fortaleçam os direitos e a cidadania das pessoas idosas, assegurando-lhes um futuro mais justo e inclusivo. É um convite à reflexão coletiva sobre qual sociedade queremos construir para aqueles que nos legaram o presente.