Essas reuniões contaram com a presença da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), da Secretaria da Saúde (Sesau) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Dados e estudos científicos foram analisados para embasar planos estratégicos que visem à efetividade e ao aprimoramento das ações voltadas a essa população.
Outra inovação importante é a parceria com a empresa X-VIA Tecnologia LTDA e a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), que viabilizou a emissão digital de documentos, como a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CPITEA). Por meio da plataforma digital do Seplag, esses serviços podem agora ser acessados de forma ágil e desburocratizada.
Em uma frente colaborativa, as secretarias discutem também a celebração do Dia das Crianças, com uma campanha que visa garantir os direitos das crianças e promover a inclusão e o respeito à diversidade.
Além disso, a Central de Intérpretes de Libras (CIL) tem prestado serviços essenciais em parcerias com a Secretarias da Saúde (Sesau) e da Segurança Pública (SSP), atuando em áreas como o parto acessível e investigações envolvendo pessoas surdas. O serviço, que funciona em regime de plantão, triplicou o número de intérpretes para atender à crescente demanda, reforçando o papel crucial da inclusão em Alagoas.