O secretário estadual de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou que esse progresso é fruto dos esforços conjuntos entre o governo estadual, os municípios e o Ministério da Saúde. “Esse aumento é resultado do trabalho coletivo para garantir a segurança clínica e o bem-estar dos alagoanos”, declarou o secretário, destacando a importância da imunização como um pilar da saúde pública.
Rafaela Siqueira, assessora técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, explicou que a tríplice viral deve ser administrada em duas doses: a primeira após o primeiro ano de vida e a segunda aos 15 meses. Ela ainda destacou a necessidade de adultos entre 20 e 29 anos que não foram vacinados completarem o esquema vacinal com duas doses, enquanto aqueles entre 30 e 59 anos devem receber apenas uma dose.
A enfermeira também destacou a eficiência do sistema brasileiro de distribuição de vacinas. Com um dos maiores e mais eficazes sistemas do mundo, o Brasil assegura que as vacinas, essenciais para a prevenção e erradicação de doenças graves, estejam disponíveis em todo o território nacional. Esta conquista em Alagoas reflete a importância da continuidade nos esforços de vacinação para proteger a saúde das futuras gerações.