ALAGOAS – Agricultura moderniza capacitação com entrega de novo manequim para Curso de Inseminação Artificial, impulsionando tecnologia na área rural.


No dia 20 de junho de 2024, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) realizou a entrega de um novo kit de manequins para o Curso de Inseminação Artificial, no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha. Esse equipamento traz consigo tecnologia de ponta para a capacitação dos alunos, melhorando assim as aulas práticas e permitindo um maior entendimento da anatomia reprodutiva da fêmea bovina.

O kit de manequins é utilizado para o treinamento de inseminação artificial bovina no método Shiva e conta com diversos modelos, como um modelo de vaca simuladora tipo vitrine, um modelo do sistema reprodutor da vaca e quatro simuladores com diferentes modelos de cérvix. Esse avanço tecnológico visa facilitar a transmissão da técnica de inseminação artificial, tanto para utilização em pequenas propriedades rurais quanto para profissionalização da prática.

A Secretária de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Aline Rodrigues, ressaltou a importância da inovação na didática da capacitação dos alunos, auxiliando não só no uso da inseminação artificial, mas também na formação de profissionais competentes para o desenvolvimento da pecuária no estado. O Curso de Inseminação Artificial é uma iniciativa realizada desde 1995, em parceria com a Prefeitura de Batalha, visando democratizar a transferência de biotecnologias para a área rural.

Alagoas tem sido destaque na pecuária, com grande impacto econômico no estado. Em 2023, foram adquiridas mais de 123 mil doses para inseminação do rebanho, contribuindo para o melhoramento genético da bovinocultura. Para Ademilson Neris, Superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, é fundamental ter mão de obra treinada e alinhada com as técnicas de inseminação artificial para garantir o crescimento e a tecnificação das propriedades rurais.

Com a capacitação de mais de 870 alunos e uma taxa de aprovação de 99,9%, o Curso de Inseminação Artificial tem sido fundamental para o desenvolvimento da pecuária em Alagoas. A inovação tecnológica trazida pelo novo kit de manequins certamente contribuirá para um futuro promissor no setor agropecuário do estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo