ALAGOAS – Adeal realiza vacinação assistida de bovinos contra aftosa em Pilar, com meta de imunizar 1,4 milhão de animais.


Nesta terça-feira (17), a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realizou a vacinação assistida de bovinos contra a febre aftosa na Fazenda Boacica, localizada na zona rural do município de Pilar. A etapa, que foi antecipada por determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), teve início no dia 15 e seguirá até o próximo dia 30 de abril, sem possibilidade de prorrogação.

A vacinação foi acompanhada por técnicos da Adeal, dentre eles o presidente da agência, Marco Albuquerque, e o superintendente Federal da Agricultura em Alagoas (SFA-AL), Jorge Marques, além da auditora federal agropecuária do Mapa, Sonia Lages. O objetivo da campanha é vacinar 100% dos quase 1,4 milhão de animais, entre bovinos e bubalinos, que compõem o rebanho alagoano.

A Adeal destaca a importância da participação dos produtores no processo, lembrando que o prazo para declarar a vacinação encerra no dia 15 de maio. O presidente da agência reforça a necessidade do engajamento de todos os criadores alagoanos para cumprir as exigências do Mapa e avançar em direção à conquista do status de zona livre da febre aftosa sem vacinação.

A vacinação assistida é uma estratégia fundamental para a erradicação da doença e a manutenção da sanidade do rebanho bovino. Diante disso, o Governo de Alagoas e o setor produtivo estão empenhados em garantir o sucesso da campanha e o alcance das metas estabelecidas pelo Mapa. É essencial que os produtores cumpram o calendário estabelecido e realizem a declaração dentro do prazo estipulado, contribuindo para a proteção da saúde animal e a segurança alimentar da região.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo